01 junho 2008

Para quê este blog?

Por Júlia Schiaffarino.



A comunicação é um direito e a internet tem sido um dos caminhos mais utilizados para se fazer ouvir (ou ler, caso prefiram). Nela, é possível dizer coisas, que, muitas vezes não encontrariam lugar em veículos de comunicação mais tradicionais como TVs, e jornais. Nesse cenário o blog pode desempenhar um papel muito interessante: através dele, é possível criar o seu espaço na net sem precisar gastar dinheiro ou entender muito de informática.

Entretanto, como toda ferramenta é preciso saber fazer bom uso dela. Antes de sair enviando mensagens para todos os lados vale a pena se questionar: para quem eu estou escrevendo? O que estou escrevendo é verdadeiro? Merece ser dito? Em quê vai contribuir com a pessoa que for ler? Qual a finalidade do que escrevo? É preciso que haja o comprometimento com a palavra. Além disso, texto nenhum flui se o escritor não se sentir instigado de alguma forma pelo tema. O bom texto não é aquele que, simplesmente, tem pronomes ou conjugações corretas. Esses aspectos são sim importantes, mas, mais do que isso, o texto precisa ter vida, carregar personalidade, dialogar com o leitor.

No caso do blog da Escola Estadual Sizenando Silveira, a proposta já foi previamente desenhada. Mas ela não está finalizada. A partir da sugestão de criar um blog que integre os alunos, promova debates sobre temas importantes e abra espaço para que outros estudantes possam mostrar seus talentos, seja escrevendo, seja sendo citado em um texto, a idéia é que o CSS Notícias se desenvolva e aos poucos e aos poucos ganhe a cara não só da escola, mas daqueles que estão na escola.

Para isso, é importante que os responsáveis por esse projeto trabalhem unidos, dêem sugestões e aprendam a ouvir as sugestões dos outros, pois todos podem ter algo de interessante a dizer, basta que cada um de nós se proponha a parar um segundo e ouvir.

Então, é hora de trabalhar. Qual a boa dessa escola?

........................................................................................................... Júlia Schiaffarino é estudante do 8º período de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco.

Nenhum comentário: