28 maio 2008

Oficina Nº 2: A Comunicação e a Cidadania

Por Natália Oliveira.

___________________________Foto: Natália Oliveira.

Cardinot. Vídeo denuncia violação de leis e direitos humanos.

Relacionar a ferramenta blog com a discussão acerca da comunicação cidadã foi o objetivo da segunda oficina oferecida por estudantes de Jornalismo da Unicap a jovens alunos da Escola Sizenando Silveira. Realizada dia 14 de maio, desta vez no auditório da escola, a oficina foi comandada por Rafael Negrão com o apoio de Natália Oliveira e Aila Nogueira (o primeiro encontro, que contou com a participação do jornalista Álvaro Filho, havia acontecido na Católica).

Na ocasião, a dinâmica do telefone sem fio serviu para testar as principais características da comunicação. Em seguida, os alunos procuraram definir alguns temas propostos, entre eles, direitos e deveres do cidadão e direitos humanos. Este último serviu de mote para a exibição de um vídeo produzido pela Sinos, organização não-governamental recifense que atua na preservação dos direitos humanos. Identificando as violações cometidas por programas de televisão denuncias no vídeo, o grupo relacionou às infrações sofridas também em outras áreas, inclusive no próprio ambiente escolar.

A escolha de trabalhar as oficinas na Sizenando Silveira se deu a princípio pela localidade da escola, próxima da Unicap, situadas nos bairros vizinhos de Santo Amaro e Boa Vista, zona central do Recife. O fato de ser uma das maiores escolas da rede estadual de ensino (integra o complexo Instituto de Educação de Pernambuco — IEP) e de possuir alunos já organizados em um grêmio estudantil só facilitou o projeto dos universitários. O diretor da Sizenando, Elimar Alcoforado, apoiou a iniciativa oferecendo a sala de informática e o auditório da escola, além de câmeras filmadora e fotográfica para o registro dos encontros.

A atividade reúne propostas de duas disciplinas da faculdade de Jornalismo da Unicap: A Comunicação e a Cidadania, ministrada pelo professor Ricardo Mello, e Comunicação Visual, a cargo da professora Carla Patrícia. A idéia de criação de um blog para ser alimentando por alunos da rede estadual deve funcionar tanto para exercitar a discussão sobre a comunicação cidadã quanto para aplicar as técnicas de webdesing aprendidas pelos estudantes em sala de aula.

........................................................................................................... Natália Oliveira é estudante do 6º período de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco.

Um comentário:

Rodrigo Santos disse...

Pessoal,

Antes de tudo, parabéns pelo bolg.
Também sou professor de escola pública (Arraial Novo - Av. do forte)e gostaria de saber se tem como vocês me arranjarem este vídeo sobre as Leis e o Programa Cardinot.
Eu conheço Natália, logo, vocês poderiam me enviar o vídeo através dela.Eu passaria para os meus alunos e depois devolvia. Também quero dizer que estou criando um outro bolg sobre educação e quando estiver terminado nós podemos ser parceiros. Ok?

Um abraço,
Rodrigo.
(rodrigomarrani@hotmail.com)