28 maio 2008

Oficina Nº 1: Palestra sobre blogs na Unicap

Por Milena Rubens.

____________________________Foto: Milena Rubens.

Conversa. Álvaro Filho recebe alunos da rede estadual.

No dia 9 de maio, um grupo de alunos da Escola Estadual Sizenando Silveira visitou as instalações do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. A visita foi uma iniciativa dos alunos do 6º período do curso, com o objetivo de mostrar como funciona a universidade e como usá-la para produzir cidadania através da comunicação. Durante o passeio os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com o professor Álvaro Filho. No encontro foram abordados temas sobre as mídias digitais, o funcionamento, a dinâmica e a atual importância dos blogs na comunicação.

Segundo os organizadores da oficina, o principal objetivo da visita era fazer com que os alunos da Escola Sizenando Silveira, tivessem acesso a um profissional de comunicação com experiência em textos de web. Além de blogueiro, Álvaro Filho é jornalista, comentarista da rádio Transamérica e professor universitário. “A escolha do professor teve vários motivos. Além de ser um profissional que trabalha com sites e blogs, Álvaro tem facilidade de interagir com os jovens. Ele consegue passar as informações de uma forma clara e simples”, explicou Rafael Negrão.

Durante a conversa, Álvaro Filho falou aos estudantes sobre o tipo de linguagens usadas na web. O professor ressaltou que o conteúdo deve ser exposto de acordo com público alvo do veículo, tornando possível o uso de gírias ou até mesmo abreviações. Álvaro ainda destacou que um “blog pode ser uma forte arma para expressar os problemas da escola e quem sabe até pautar a imprensa”. Os alunos interagiram com o palestrante, tirando dúvidas e discutindo temas sobre os assuntos tratados na escola, que gostariam de expor na internet. Ao final da discussão o professor se dispôs a analisar os textos produzidos pelos alunos.

A visita fez parte das oficinas de comunicação cidadã promovidas pelos alunos Julia Schiaffarino, Natália Oliveira, Merianne Carla, Rafael Negrão e Rosimere Albuquerque. As oficinas tiveram como produto final, a criação do blog CSS Notícias, com postagem dos próprios visitantes. O projeto foi elaborado dentro da disciplina Comunicação e a Cidadania, ministrada pelo professor Ricardo Mello.

...........................................................................................................
Milena Rubens é estudante do 6º período de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco.

Nenhum comentário: